O ministro cearense Cesar Asfor Rocha é um dos nomes cotados para assumir a vaga de Eros Grau no Supremo Tribunal Federal. Na próxima segunda-feira (19), Eros fará 70 anos, a idade limite para permanecer numa das cadeiras do STF. No retorno do recesso do Judiciário, deverá ceder o lugar para a próxima indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No Senado o nome pode ser referendado ou rejeitado.
Lula tem duas opções, uma delas é Cesar Asfor, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O outro candidato é o advogado paulista Arnaldo Malheiros, defendido pelo ex-ministro Marcio Thomaz Bastos. Entretanto, outros nomes podem ser analisados pelo presidente, embora pese um leve favoritismo para a indicação do cearense, admitem fontes de dentro do Governo.
Asfor Rocha, como ponto forte, tem o processo de modernização do STJ, a caminho de se tornar um tribunal “eletrônico”. Seu nome já havia sido considerado para substituir Menezes Direito, morto em 2009, mas Lula optou por José Antônio Dias Tóffoli, ex-advogado do PT que antes respondia pela Advocacia-Geral da União.
Nenhum comentário:
Postar um comentário